Joana Marques Mota

Glândula Pineal e Rejuvenescimento cutâneo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Joana Marques

Joana Marques

Skincoach - Formadora - Criadora de Conteúdo sobre Cuidados de Pele
Master em Estética & Cosmética

Se meditar faz parte dos teus hábitos, certamente este nome não te é desconhecido.

Embora a ciência e a medicina apenas recentemente tenham começado a entender o papel crítico desta pequena estrutura localizada bem no centro do nosso cérebro, culturas e tradições antigas (vai se lá saber como…!) já possuíam conhecimento sobre o seu poder.

Culturalmente conhecida como “o TERCEIRO OLHO” que tudo vê e sabe, localizado no teu frontal, entre os dois olhos,  a pineal é:

  • Para os budistas um símbolo de despertar espiritual
  • No hinduísmo é onde nasce a intuição e a clarividência
  • Para os taoistas é o olho da mente ou o olho celestial

Fisiologicamente, a glândula pineal é responsável pela produção de duas hormonas ESSENCIAIS para o funcionamento do organismo, a melatonina e a serotonina, que coordenam processos fisiológicos e emocionais em nível celular e são responsáveis pela conexão entre e mente e corpo.

O desequilíbrio desta glândula pode afetar o sistema nervoso e toda a fisiologia do corpo.

A melatonina é uma hormona fundamental, poderoso ANTIOXIDANTE, que através da ausência de luz, induz o sono e está diretamente relacionada com a REPARAÇÃO CELULAR (essencial no combate ao envelhecimento celular precoce) e REGULAÇÃO do METABOLISMO no dia a dia, conseguindo por exemplo, atuar na regulação de hormonas relacionadas com a fome e a saciedade (grelina e leptina).

A serotonina começa a ser produzida com o surgir do dia (Luz) e dá inicio às nossas atividades, atua na regulação do humor, do sono, do apetite, do sistema digestivo, temperatura do organismo, etc…

No entanto, estudos diferentes ao longo do último século indicam que esta pequena glândula é potencialmente muito mais do que aquilo que aparenta!

Os cientistas descobriram um olho “não funcional” com uma estrutura semelhante aos olhos externos – com tecidos e células da retina que atuam como receptores de luz – no interior da pineal encontram-se os pinealócitos que revestem o seu interior. Esses pinealócitos são semelhantes aos bastonetes e cones da retina dos olhos.

Em 1919, Frederick Tilney e Luther Fiske Warren escreveram que as semelhanças da estrutura da glândula pineal com o olho humano e sugeriram que o órgão era formado para ser sensível à luz e que provavelmente possuía outras capacidades visuais.

Em 1995, a Dra. Cheryl Craft, chefe do departamento de células e neurobiologia da University of Southern California, postulou que a glândula pineal é o “olho da mente”.

De fato, a glândula pineal parece ser o  terceiro olho . Como as culturas antigas sabiam que isso não é claro.

De acordo com outra teoria publicada no Journal of Biological Rhythms, a glândula pineal “parece ter evoluído como uma forma indireta de melhorar a visão”.

Reparação celular, regulação de metabolismo, intuição e clarividência, são para motivos suficientes para ativares o teu potencial espiritual e psicológico através desta tua glândula?

A ativação da glândula pineal traz uma conexão mais significativa com o mundo e uma abertura para compreender as buscas do ego que bloqueiam nossa alma. Portal de conexão com o próprio pensamento, projeção astral, sonhos lúcidos, canal de criação, descrito por Herofilo como o “esfíncter do pensamento”.

O matemático e filósofo francês, René Descartes também partilhava desta visão. Ele escreveu em Treatise of Man:“A minha opinião é que essa glândula é a sede principal da alma e o lugar onde todos os pensamentos são formados.”

Assim, tanto no Oriente como no Ocidente há já uns milhares de anos, a glândula pineal tem sido vista como um elo de ligação entre o mundo físico (3D) e as dimensões psíquicas além dele.

Reparação Celular e despertar da consciência

É possível que o terceiro olho seja projetado para abrir naturalmente quando as condições forem apropriadas para um indivíduo.

Nos tempos modernos, no entanto, essas condições raramente surgem espontaneamente.

As culturas antigas tinham xamãs e anciãos sábios que guiavam esses processos para as gerações mais jovens.

Cada um de nós é responsável por nossas jornadas internas ao despertar e ao desenvolvimento superior, mas felizmente já se encontram várias pessoas disponíveis a orientar processos assim.

Cada tradição tem diferentes métodos para ativar o terceiro olho, mas existem alguns que tu podes liderar:

  • Meditação
  • Olhar o sol
  • Mecanismo de Ondas Cerebrais

A meditação é uma das formas mais eficazes e naturais de libertar o seu potencial. Pessoas que praticam com regularidade possuem um aumento na produção de melatonina e serotonina . Quando em equilíbrio, atua na produção de psicoativos que promovem o bom humor, estados de consciência, mudanças na percepção, cognição, influências diretas no comportamento, visões espirituais e sonhos conscientes, e auxiliar na reparação do DNA.

Contemplar o sol: Sun Gazing

A contemplação do sol é uma técnica poderosa e antiga. A teoria é absorver a energia do sol diretamente através dos olhos e pele.

No entanto todos conhecemos o impacto dos raios UV na nossa pele e nos nossos olhos…

Mas, normalmente, índice UV ao nascer e pôr do sol é zero.

Contemplar o sol do inicio da manhã e namorar os tons alaranjados do sol no final do dia, estimula a ativação pineal.

E se tiveres oportunidade realiza esta pratica, combinada com o enraizamento ou grounding, de pés descalços.

A luz do sol direta e indireta estimula a pineal, aumentando a produção de serotonina. Rapidamente este neurotransmissor eleva a tua boa disposição e aumenta os teus níveis de energia.

Ondas Cerebrais

O nosso cérebro funciona numa variedade de padrões de ondas cerebrais. Cada padrão estabelece um estado particular de consciência

Aqui abaixo estão as frequências de ondas cerebrais mais citadas e seu estado de consciência associado:

Frequência de Ondas CerebraisEstado de Consciência
Gama (40 – 100 Hertz)Experiências de pico em êxtase / Oneness
Beta Alto (22 – 40 Hertz)Ansiedade / Nervosismo
Beta Baixo (14 – 22 Hertz)Prontidão / Foco
Alfa (8 – 14 Hertz)Fisicamente relaxado / Meditativo
Ondas teta (4 a 8 hertz)Profundamente relaxado / sono REM
Delta (0,5 a 4 Hertz)Sono sem sonhos / meditação profunda

Com uma rápida pesquisa no Google sobre “ativação do terceiro olho” é fácil aceder a vídeos e trilhas sonoras no You Tube através de ondas cerebrais. Essas faixas geralmente são uma combinação de batidas binaurais e tons isocrónicos.

O objetivo destas faixas é induzir um estado particular de consciência, arrastando o cérebro para as frequências dos sons.

Embora ainda recentes, pesquisas preliminares sugerem que o arrastamento das ondas cerebrais facilita uma mudança nos padrões das ondas cerebrais e tem um efeito terapêutico.

Pessoalmente a conjugação desta técnica com a de meditação é o que funciona melhor comigo. É juntando estas duas estratégias que consigo alcançar os melhores benefícios.

Frequências de Ondas Cerebrais para a Ativação da Glândula Pineal

Para ser mais eficiente na estimulação da glândula pineal, levando-a a um aumento na produção de melatonina e serotonina, temos as ondas delta como mais consistentes na produção de melatonina. No então durante o sono REM a frequência ativa é teta que trabalha, durante esta etapa do sono, em conjunto com a gama. 

Resumindo, utiliza ondas bineurais e tons isocrónicos que ativem delta, teta e gama.

E então? Vamos rejuvenescer meditando com ondas bineurais e praticando o enraizamento a ver o pôr do sol?

Fonte:

https://www.odespertardosbudas.com/5-maneiras-de-ativar-a-sua-glandula-pineal/